quarta-feira, 4 de julho de 2012

Obama entre os piores presidentes dos Estados Unidos

-

Hoje é dia 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. Uma pesquisa da Newsweek/Daily Beast perguntou aos americanos quais são os 10 melhores presidentes da história dos Estados Unidos e quais são os 10 piores presidentes.

Os 10 melhores presidentes foram:

1. Abraham Lincoln
2. Ronald Reagan
3. Franklin D. Roosevelt
4. John F. Kennedy
5. (empate) George Washington
5. (empate) Bill Clinton
7. Thomas Jefferson
8. (empate) Teddy Roosevelt
8. (empate) Harry S. Truman
10. Dwight D. Eisenhower

Com meus parcos conhecimentos da história americana, eu acho uma loucura completa ter George Washington abaixo de Reagan, Roosevel e Kennedy e ainda empatado com Clinton. Pode-se discutir quem foi melhor Lincoln ou Washington, mas pior que os outros eles não foram. Eu colocaria Washington em primeiro.

Entre os piores, Obama só ganha de George W. Bush.

33. (empate) Andrew Johnson,
33. (empate) Warren G. Harding,
33. (empate) Calvin Coolidge,
36. (empate) Lyndon B. Johnson,
36. (tempate) Gerald Ford,
38. Herbert Hoover,
39. George H.W. Bush,
40. Jimmy Carter,
41. Richard Nixon,
42. Barack Obama,
43. George W. Bush

Da lista dos piores, eu discordo também e colocaria Obama como o pior de todos os tempos, pois ele quer mudar "fundamentalmente" os Estados Unidos, para muito pior, com riscos para o mundo inteiro. Obama é quase um anti-americano, pelas políticas que faz tanto internamente como no exterior.

Acho que a pesquisa sofre por conta do atual momento de crise dos Estados Unidos, mas certamente, para mim, Obama é o pior presidente da história dos Estados Unidos. Em segundo lugar entre os piores eu colocaria Richard Nixon, depois Jimmy Carter e depois George W. Bush.

E no Brasil, quem seriam os 10 melhores e os 10 piores presidentes do Brasil?

Infelizmente, no Brasil, nós nunca tivemos estadistas do nível de Lincoln, Washington, Reagan ou Thomas Jefferson. Como comparar Washington com Deodoro da Fonseca ou com D.Pedro I?

Mas sempre podemos fazer uma lista dos melhores e piores.

Para mim, entre os melhores estariam Rodrigues Alves, D.Pedro II, FHC, Juscelino, Vargas, Castelo Branco e Geisel, talvez nesta ordem. Entre os piores certamente estariam João Goulart, Costa e Silva, Médici, Lula, Sarney, Collor, D.Pedro I e Floriano Peixoto, acho que nesta ordem, do pior para o menos pior.

O que vocês acham? Qual a lista de vocês para os Estados Unidos e Brasil?


(Agradeço a lista dos Estados Unidos ao site Weasel Zippers)

4 comentários:

Vavá disse...

Apesar do meu amor pelo Reagan, realmente concordo com você. Ele não consegue superar Washington e Lincoln. Aliás, queria ver mais dados dessa pesquisa, porque colocar Washington empatado com Clinton em quinto lugar é uma estupidez tremenda. O meu ranking dos melhores ficaria assim:

1.Lincoln e Washington (não consegui me decidir entre os dois)
2.Thomas Jefferson
3.Ronald Reagan
4.Harry Truman
5.James Madison
6.FDR (mas só pelo papel que ele desempenhou na Guerra)
7.Dwight Eisenhower
8.John Kennedy
9.James Monroe
10.Grover Cleveland

Pedro Erik Carneiro disse...

Gostei muito de sua lista, Vává.Ótima.

Eu tenho apenas dificuldade de colocar Kennedy entre os 10, pois ele tirou a religião da política, e isto marca os EUA até hoje. Mas entendo que ele soube enfrentar a URSS.

Abraço,
Pedro Erik

Vavá disse...

E ele achava que um bom meio de estimular a economia seria diminuindo os impostos. O Kennedy está bem distante dos liberais de hoje do Partido Democrata, mas isso não o torna um conservador. O que ele tinha de mais repugnante é o fato de ser um mulherengo compulsivo e se declarar católico. Mas mesmo com falhas de caráter, ele ainda merece um crédito pelo seu papel decisivo na Guerra Fria.

Em relação ao Brasil, eu realmente ficaria confuso. Um país como esse ficou marcado pela mediocridade de seus líderes. Bom, tenho pouco a acrescentar à sua lista, mas você poderia ter incluído o Dutra entre os melhores e o Jânio entre os piores.

Pedro Erik Carneiro disse...

É verdade, Vává, Kennedy era melhor do que os liberais de hoje. Clinton por exemplo é um liberal muito melhor que Obama.

O fato de Kennedy ser um imbecil mulherengo apesar de ser o único presidente católicos dos EUA conta muito negativamente, mas o discurso dele em Houston foi péssimo para a histótia do país. Falei aqui no blog sobre este discurso: (http://thyselfolord.blogspot.com.br/2010/09/o-efeito-malefico-de-um-discurso-de.html).

Sobre o Brasil concordo que Dutra estaria entre os melhores e Jânio entre os piores.

Grande abraço,
Pedro