quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mais um Livro que diz que Jesus foi Casado. Jimmy Akin responde.


Tem sido rotina todo ano. Alguém querendo ganhar dinheiro com repercussão sobre Jesus Cristo e se possível se tornar o novo Dan Brown usa textos antigos totalmente desacreditados pela ciência arqueológica e pela Igreja para basear argumentos errados sobre Jesus.

Dessa vez é o livro The Lost Gospel, de Simcha Jacobovici e Barrie Wilson, que promete mostrar que Jesus se casou com Maria Madalena.

Os cristãos têm duas saídas: ou se fingem de mortos e não prestam atenção aos livros ou enfrentam as suposições dos autores. A melhor alternativa é entender o que eles dizem e rebater. 

Assim faz o teólogo Jimmy Akin. Vou traduzir aqui o que ele diz sobre o livro, em azul.

Está chegando o Natal, e você sabe o que isso significa. Certo! É hora de um outro livro a ser lançado nos dizer a "verdade" sensacionalista sobre o cristianismo.

Desta vez temos The Lost Gospel de Simcha Jacobovici e Barrie Wilson.

Você pode se lembrar de Jacobovici, ele esteve envolvido em falcatruas bíblico-arqueológicas anteriores, como as desacreditadas alegações do "túmulo da família de Jesus" de alguns anos atrás, em que Jacobovici  também afirmou que Jesus foi casado com Maria Madalena.


Então o que ele e o co-autor Barrie Wilson têm para mostrar agora no The Lost Gospel?

Zecharias Quem?

O texto-chave utilizado no novo livro é preservado em um conjunto de escritos atribuídos a Zacarias Rhetor (isto é, Zacarias da Rhetoritician), também conhecido como Zacarias Escolástico (isto é, Zacarias da Escola), também conhecido como Zacarias de Mitilene.

Ele era natural de Gaza, que viveu entre os anos finais de 400 AD final e início de 500s e que se tornou o bispo de Mitilene.

Ele escreveu uma série de obras em grego, incluindo um trabalho sobre a história da Igreja que mais tarde foi traduzido para o siríaco (um dialeto do aramaico), com várias mudanças editoriais.

É este texto siríaco, que está no Museu Britânic desde 1847, que Jacobovici e Wilson estão usando em seu novo livro.


O que eles estão reivindicando

Entre outras coisas, Jacobovici e Wilson afirmam ter descoberto um evangelho perdido que está escrito em código e, quando devidamente decodificado afirma que Jesus era casado, provavelmente com Maria Madalena, e que tinha dois filhos.

Nada disso é verdade.


Não é perdido.

Primeiro, o texto em questão não é "perdido". Não é um recém-descoberto trabalho que os estudiosos desconheciam.

O manuscrito em particular que Jacobovici e Wilson dependem foi levado para o Museu Britânico por mais de um século e meio atrás, e o mesmo texto foi conhecido através de outras fontes ao longo dos séculos.

A comunidade acadêmica tem sido bem ciente disso, e traduções em Inglês e outros idiomas são comuns.

Para lhe dar uma idéia de como não perdido este trabalho é, tem sido impresso por séculos, eu tenho em minha própria biblioteca, e aqui está uma versão que você pode ler on-line a partir de um livro impresso em 1918.


Não é um Evangelho.

O trabalho também não é um Evangelho. Embora alguns estudiosos usem o termo "evangelho" de maneiras surpreendentes e enganosas, um Evangelho (no sentido literário) é um livro sobre a vida e / ou os ensinamentos de Jesus.

Não é isso que este texto é. Este texto não é sobre Jesus. A história que ele conta não é sequer ambientada no primeiro século, quando Jesus viveu.

É ambientada mais de mil anos antes da época de Cristo.

Não é um Código sobre Jesus.

O trabalho também não é uma versão codificada da história de Jesus. Ao contrário, é uma obra de ficção histórica sobre duas figuras que já conhecemos do Antigo Testamento: José e Asenete.


Quem eram José e Asenete?

José era um dos filhos de Jacó. Ele irritou seus irmãos que o venderam como escravo.

Por fim, ele acabou no Egito, onde ele ganhou destaque e se casou com uma mulher egípcia chamada Asenete, que era filha de um sacerdote egípcio.

Ela e Joseph mais tarde tiveram dois filhos, Efraim e Manassés, que se tornaram os patriarcas de duas das tribos de Israel.

Você pode ler o relato bíblico de José em Gênesis 37-50, e lemos a respeito de seu casamento com Asenetee em Gênesis 41:45, 50 e 46:20.


Por que essas duas figuras discutidas nos escritos de Zacarias chama?

Se você entrar em uma livraria cristã de hoje, seja ele protestante ou católica, você provávelmente encontrar romances das vidas de vários personagens bíblicos e históricos.

Estes podem ser ficções sobre a vida dos santos do Antigo Testamento, como Abraão e Moisés, santos do Novo Testamento, como Pedro ou Paulo, ou santos de mais tarde na história da Igreja, como Agostinho ou Francisco de Assis.

Saem do mesmo impulso, o desejo de conhecer e imaginar mais sobre o que a vida de famosas figuras religiosas, no mundo antigo, e é isso que o trabalho antigo conhecido como José e Asenete é. É um relato ficcional da vida do patriarca do Antigo Testamento José e sua esposa, Asenete.


O que acontece na história?

Um monte de coisas, mas basicamente se divide em duas partes. A primeira parte é dedicada à conversão de Asente à fé hebraica.

Como a filha de um sacerdote egípcio, ela foi criada politeísta e idólatra, e em idades posteriores, homens judeus foram proibidos de se casarem com mulheres estrangeiras por causa de sua idolatria e pois elas iriam seduzir seus maridos para adorar outros deuses.

Isso levantou uma questão: Como poderia o patriarca José ter se casado com uma mulher estrangeira egípcia!

A primeira parte do romance responde a isto dizendo que Asenete se arrependeu de sua idolatria e abraçou o culto do verdadeiro Deus, tornando-se uma noiva adequada para Joseph.

A segunda parte do romance conta uma aventura em que o filho do Faraó tenta obter Asenete para si, mas ela ora a Deus, que intervém para salvar a situação. Faraó e seu filho ímpio morrem, e José torna-se o regente do Egito até que um outro filho do Faraó tem idade suficiente para reinar.


Portanto, esta não é uma história codificada sobre Jesus?

Não. É um romance histórico sobre duas figuras familiares do Antigo Testamento.

Ele aborda questões que uma audiência judaica antiga teria, como a forma como a filha de um sacerdote pagão poderia se casar com um patriarca bíblico.

Sua menção de José e seus dois filhos-Efraim e Manassés- não é para nos falar sobre filhos de Jesus e Maria Madalena. Eles são mencionados porque eles eram os patriarcas de duas das tribos posteriores (ou "meia-tribos") que todos no antigo Israel conheciam.

E que contém um conto emocionante de como Deus responde às orações e vai proteger aqueles que se voltam para Ele contra as maquinações de outros, assim como várias contos do Antigo Testamento.


Há perguntas sem resposta sobre o trabalho?

Claro. Como há em qualquer literatura antiga, não temos certeza de quem o escreveu ou quando. Existe ainda debate sobre se a obra José e Asenete eram de judeu ou de um cristão, ou possivelmente uma obra judaica com edições cristãs.

Há também algumas coisas estranhas, como algo envolvendo abelhas e um favo de mel-que alguns têm sugerido que é para ensinar alguma lição espiritual, embora seja difícil de descobrir.

No entanto, a ideia de que José e Asenete seja uma história de vida codificados de Jesus não tem nenhum fundamento.

Há razões para acreditar que Jesus NÃO era casado?

Sim. Entre outras coisas que poderiam ser ditas, Jesus aponta para o celibato como um ideal espiritual, dizendo que este dom não é dado a todos, mas deve ser aceito por aqueles a quem é dado (Mt 19: 11-12.). Uma vez que Jesus foi considerado o modelo de espiritualidade para os cristãos, seria estranho para ele propor este ideal espiritual, se ele próprio não atende.

Além disso, Jesus descreve a si mesmo como um noivo (Mt 09:15, 25: 1-10., Cf. João 3: 27-30), mas o casamento que ele tem é místico, não um literal, o Novo Testamento retrata a noiva de Cristo como sua Igreja, não como uma mulher individual (2 Cor. 11: 2; Ef. 5: 22-33, Apocalipse 19: 7, 21: 2, 9).


É difícil ver como esta compreensão da Igreja como a noiva de Cristo poderia ter surgido se houvesse um esposa literal "Sra. Jesus. "



Em virtude de seu casamento com Jesus, ela teria de instantaneamente tornar-se uma figura proeminente no início do cristianismo, e seu status como a noiva literal de Cristo teria impedido a compreensão da Igreja como a noiva mística de Cristo.

---

Jimmy Akin, como sempre, nos poupa de ler um livro vil sobre Cristo. No final, ele indica mais leituras sobre o assunto.

Espero ajudar aos cristãos brasileiros com a tradução do que ele disse.



7 comentários:

José Santiago Lima disse...

Amigo Pedro, aproveitando o assunto de seu post, gostaria de relatar algo que me ocorreu hoje:

Trabalho como professor em uma instituição que visa "integrar" o jovem ao mundo "empresa/escola". Estava eu em minha sala quando uma colega de trabalho (cristã protestante)me procurou perguntando se eu conhecia um certo documentário, ao que lhe respondi que não.

Ela me contou que estava na sala dos professores quando escutou uma outra colega (nossa) de trabalho - "coincidentemente" esquerdista, pró-gaysismo e demais agendas anti cristãs - dizendo que pretendia passar aos alunos um documentário chamado ZEITGEIST que, dentre outras "revelações", mostraria toda a construção do "mito" Jesus Cristo.

Nunca havia ouvido falar de tal documentário. Dei uma pesquisada "por cima" e li que - dentre outras "revelações" - ele pretende mostrar que os Estados Unidos estão por trás de todos os male do mundo (inclusive tendo planejando o ataque às próprias Torres Gêmeas, etc, etc, etc...)

Você conhece tal documentário (e se já existe algo ou alguém refutando-o)???

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Eu não conheço não esse tal de Zeitgeits. Mas, pelo o que você me falou, este não precisa ser refutado, é muito imbecil.

Como diz o filósofo Edward Feser, para quem fala em Zeitgeist (esírito dos tempos) eu falo de Helliger Geist (Espírito Santo).

Abraço, amigo.
Pedro Erik

Anônimo disse...

Bom dia!
Ao amigo Santiago, alguns links que desmentem o blasfemo filme:

http://blog.comshalom.org/carmadelio/34321-dissecando-as-entranhas-mentirosas-do-filme-ateu-zeitgeist

http://blog.comshalom.org/carmadelio/37297-jesus-cristo-plagio

(esse segundo é mais completo)

A Paz do Senhor.
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, amigo Gustavo.
Ótima ajuda.
Abraço
Pedro Erik

José Santiago Lima disse...

Concordo amigo Pedro!

Caro Gustavo, muito obrigado! Embora idiota (o documentário), me será muito útil a refutação, afinal, vocês já devem estar cansados de saber como são os esquerdistas/ateístas.. se sentem "superiores" intelectualmente...

Eduardo Araújo disse...

Pedro, Santiago, Gustavo,

Esse "documentário" (multipliquem as aspas por um milhão) auto-intitulado Zeitgeist compõe-se de três partes,sendo uma delas dedicada a desconstruir o Cristianismo, com base em alegados plágios que os cristãos teriam cometido, de um modo que toda a doutrina cristã se reduziria a um amontoado de adaptações de mitos egípcios, persas, hinduístas, gregos, dentre outros.

Conheço bem essa porcaria e, também, a refutação (apenas uma delas) divulgada no blog do Carmadélio. O interessante é que os "estudiosos" pró-Zeitgeist, a exemplo da astróloga Acharya S., publicaram uma pretensa refutação da refutação, apenas piorando o que já era horroroso.

Só para dar um mínimo exemplo: Acharya dizia que um dos mitos que originou o relato da Ressurreição de Cristo teria sido o de Attis. Com base em quê? Acreditem, se quiserem. Em uma representação da deusa com dois feixes (era uma deusa da fertilidade), que a "estudiosa" tomou por uma crucifixão!!! Após ser mostrado para ela que a imagem em nada aludia a uma cruz, o que ela fez???? Passou a adotar a alegação de que - ok, não era cruz - se tratava de uma "posição cruciforme" ... Deduzam daí a extrema vigarice intelectual dessa gente.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, caríssimo Eduardo.
Vejo que é lixo total.
Defendo que os cristãos devem se apresentar para a guerra cultural contra atacando as ofensas em todos os ramos culturais e politicos. Por vezes no entanto a estupidez é tao gigantesca que não cabe muito esforço.
Abraço
Pedro Erik