sexta-feira, 5 de junho de 2015

João Paulo II e Dietrich von Hildebrand: A Graça de Debater dois Heróis.


Caros, eu vou passar uma semana viajando pois tive a graça de receber apoio financeiro do Hildebrand Project para discutir o legado filosófico  de Dietrich von Hildebrand e João Paulo II. O debate contará com ilustres e renomados filósofos, como Michael Novak, John Henry Crosby e Rocco Buttiglione. Eu nunca estive tão feliz para um debate/seminário no exterior.

Para quem não sabe João Paulo II tinha dois doutorados. Clique aqui para mais informações.

Sobre Dietrich von Hildebrand, eu já falei aqui algumas vezes sobre ele, como aqui, aqui e aqui.

Quanto mais leio sobre o que Hildebrand passou na vida e escreveu  mais eu o amo, este que Pio XII chamou de Doutro da Igreja, João Paulo II considerou um dos maiores eticistas do século XX e que Bento XVI disse que era uma dos mais brilhantes intelectuais do século passado.

Vocês podem fazer download de parte do livro "My Battle Against Hitler" na página do Hildebrand Project.

Leiam e terão certeza que devem comprar o livro.

Aliás, no final do livro há alguns artigos de Hildebrand publicados antes da Segunda Guerra. Por exemplo, desta lista de artigos, os melhores para mim são False Fronts, The Danger of Quietism e Struggle for the Person.

Bom, ficarei uma semana sem postar. Agradeço as orações por minha viagem.


8 comentários:

Ricardo Lima disse...

Boa viagem, Pedro.

ps: não se esqueça dos "souvenirs" :)

Pedro Erik Carneiro disse...

Pois é, Ricardo, eu adoro souvenirs, especialmente t-shirts. Com certeza vou procurar uma t-shirt da Franciscan University, local do evento.

Além disso, minha esposa encomendou muita coisa e estou pensando em comprar algo para sortear entre meus alunos. Será que compro algo para sortear entre os meus amigos do blog? Livro?

Abraço,
Pedro

avmss disse...

Parabéns, Pedro!!
Boa viagem e que Deus o proteja!
Eu li "As Atitudes Éticas Fundamentais" de autoria de Hildebrand, é muito bom. Quero continuar lendo livros dele, sei também que ele escreveu bastante sobre o matrimônio.

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, amigo.
É verdade, caríssimo avmss, ele era muito preocupado com a verdadeira ética do matrimônio.
Abraço,
Pedro Erik

Ricardo Lima disse...

Souvenir para sorteio? Boa idéia, com certeza. :)

Anônimo disse...

Parabéns amigo!
Boa viagem! Vá com Deus! e depois nos conte como foi!
Abraço,
Gustavo.

Anônimo disse...

Deus te guarde Pedro e que Nossa Senhora te proteja.

Abraço

Emanoel

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, caríssimos Emanoel e Gustavo.

Eu posso garantir a vocês que estou tendo uma das melhores experiências da minha vida pessoal e acadêmica. Tenho agradecido a Deus a todo momento. Tudo na Franciscan University, onde ocorre o evento, tem sido fascinante.

Debater e ter sua opinião respeitada e discutida por ilustres filósofos tem sido demais para mim, tenho muito a agradecer.

Abraço,
Pedro